sábado, 24 de maio de 2008

Ética no Jornalismo

Questões abordadas.

1- Um repórter mente e suborna fontes para obter informações de interesse público, as quais não teriam acesso se identificasse como jornalista?

A meu ver subornar não deve. Mesmo porque, subornando ele acaba se tornando corrupto, e quebrando a ética. Porém, omitir a identidade é natural. Existem diversas apurações, principalmente investigativas, nas quais, se o jornalista se identifica, não consegue concluir a apuração, pois todas as portas serão fechadas e os acessos, negados. Tratando-se de noticia de interesse público, acredito que ele não só pode, como deve.

2-O Jornalista deve publicar uma reportagem mesmo sabendo que ele pode prejudicar as pessoas?

Isso depende. Se for uma noticia que vá prejudicar um cidadão de bem, sem fatos e provas concretas, não deve ser publicado. Temos muitos casos que ilustram bem esta situação. O caso da mãe acusada de colocar cocaína na mamadeira da filha mostra essa realidade. Diariamente, pessoas são acusadas pela mídia e depois é provado a inocência delas. No caso da jovem mãe presa, ela foi humilhada, apanhou na cadeia, perdeu a saúde, a paz, e depois foi provada sua inocência. O dano causado foi irreparável. Porém, em contrapartida, uma notícia tipo denúncia de u Bingo, que funciona clandestinamente, vai prejudicar o dono e as pessoas que trabalham lá. Isso deve ser denúnciado. Assim, cada caso deve ser analisado, para que não se cometam injustiças.

Portanto, toda notícia apurada e comprovada, deve ser publicada para conhecimento do leitor.

Joelma Aparecida
_______

Nenhum comentário: