quinta-feira, 22 de maio de 2008

O ano em que os Estados Unidos parou: 1938, a invasão marciana

Os Estados Unidos parou no dia 30 de Outubro de 1938, com o grupo de teatro Mercury, liderado por Orson Welles. Baseado na ficão de H.G. Wells, criada em 1898, Orson encenou a história, na rádio CBS, no formato de uma novela radiofônica, com chamadas ao vivo, confundindo o ouvinte, que ligava o rádio atrás de notícias e se deparava com uma situação de pânico e terror.

Em uma das chamadas, o locutor afirma estar diante de um ser de outro planeta, que seria enorme e estava matando toda a população. Ao final, o locutor fica mudo, como se estivesse sido atingido. A população ficou enlouquecida, muitos foram às ruas, outros congestionaram as linhas telefônicas, buscando informações de parentes. Houve casos de pessoas que tiveram ataques cardíacos. Após os minutos de silêncio ao final da programação, Orson entrou novamente ao vivo, dizendo que se tratava de uma ficção. Porém, era tarde. A população já havia entrado em pânico e ido às ruas.


Depois deste caso de irresponsabilidade nos Estados Unidos, outros se repetiram. No Brasil, houve um parecido no Maranhão. Tamanha falta de responsabilidade e ética colocou toda uma população em estado de alerta e pânico. O que nos leva a questionar. Ao nos depararmos com notícias impactantes, devemos sempre procurar outras fontes para certificar-nos, da veracidade da notícia.

Joelma Aparecida
_______

Nenhum comentário: